Menu

6.2.23

O Frio no Camping

O frio no camping - Sobrevivendo no frio

Uma das situações mais difíceis de sobrevivência é um cenário de clima frio
Toda vez que você se aventurar no frio, você está se colocando contra os elementos. 
Com um pouco de conhecimento do ambiente, planos e equipamento adequado, você pode superar esses elementos. 
Se não remover um ou mais desses fatores, a sobrevivência torna-se cada vez mais difícil.
Lembre-se, tempo no inverno é altamente variável.  
Camping Natural
Prepare-se para se adaptar às condições de nevasca, mesmo durante o tempo ensolarado e claro. 
Não se deixe enganar pelo nosso clima que é naturalmente tropical em quase todas as regiões, pois fique atento e preparado se for acampar em montanhas ou serras, principalmente nas regiões sudeste e sul, em que temperaturas chegam facilmente a -10°C.

O frio é uma ameaça muito maior para a sobrevivência do que parece. 
Ele diminui a sua capacidade de pensar e enfraquece a sua vontade de fazer alguma coisa para se aquecer. 
Frio é um inimigo insidioso; uma vez que entorpece a mente e o corpo, que subjuga a vontade de sobreviver. 
Frio faz com que seja muito fácil esquecer o seu objetivo final - que é sobreviver.
Dentro de regiões de clima frio, você pode enfrentar dois tipos de ambientes de clima frio - seco ou molhado. 
Sabendo em qual ambiente a sua área de acampamento está, afetará o planejamento e a execução de uma operação no tempo frio. 

Ambiente tempo úmido e frio

Existe condições de clima frio molhado quando a temperatura média em um período de 24 horas é  acima de -10°C. 
Características desta condição são congelamento durante a noite mais frias e descongelamento durante o dia. 
Mesmo que as temperaturas são mais quentes durante esta condição, o terreno é normalmente muito desleixada devido à lama e terra. Você deve se concentrar em proteger-se contra o chão molhado e do congelamento da chuva. 

Ambiente tempo frio e seco

Condições de clima frio-seco existe quando a temperatura média em um período de 24 horas permanece abaixo de -10°C. 
Mesmo que as temperaturas nesta condição são muito mais baixos do que o normal, você não tem que lidar com o congelamento e descongelamento. 
Nessas condições, você precisa de mais camadas de roupa interior para protegê-lo de temperaturas tão baixas quanto -60°C. Extremamente existem condições perigosas quando o vento e baixa temperatura se combinam.



Princípios básicos de sobrevivência no frio

É mais difícil para você se satisfazer sem água, alimentos e necessidades básicas de abrigo em um ambiente frio do que em um ambiente quente. 
Mesmo se você tem os requisitos básicos, você também deve ter vestuário de proteção adequados e a vontade de sobreviver. 

A vontade de sobreviver é tão importante como as necessidades básicas. 
Houve incidentes quando indivíduos treinados e bem equipados, não sobreviveram situações de tempo frio porque lhes faltava a vontade de viver

Sua roupa deve ser inteiramente de lã, com a possível exceção de um blusão. 
Você só não deve ter a roupa o suficiente para protegê-lo do frio, você também deve saber como maximizar o calor que você começa a partir dele. Por exemplo, sempre manter sua cabeça coberta.

Você pode perder 40 a 45 por cento do calor do corpo de uma cabeça desprotegida e ainda mais a partir do pescoço, pulso e tornozelos desprotegidos. 
Estas áreas do corpo são bons radiadores de calor e têm muito pouca gordura isolante. 
O cérebro é muito suscetível ao frio e pode gelar a menor quantidade de resfriamento. 

Porque há muito a circulação sanguínea na cabeça, a maioria dos quais está na superfície, você pode perder o calor rapidamente se você não cobrir a cabeça. - Existem quatro princípios básicos a seguir para se manter aquecido:
1 - Manter a roupa limpa. 
2 - Evitar o sobreaquecimento. 
3 - Use roupas largas soltas e em camadas. 
4 - Manter a roupa seca.

Manter a roupa limpa

Este princípio é sempre importante para o saneamento e conforto no inverno e também importante do ponto de vista no calor. Roupas emaranhadas com sujeira e gordura perdem muito do seu valor de isolamento.

Evitar o sobreaquecimento

Quando você estiver muito quente, você sua e sua roupa absorve a umidade. Isso afeta o seu calor de duas maneiras: a umidade diminui a qualidade do isolamento da roupa e, como o suor evapora, o seu corpo esfria. 
Ajuste sua roupa de modo que você não sua. Faça isso abrindo parcialmente o seu casaco ou jaqueta, através da remoção de uma camada interna de vestuário.

Vista roupas largas e em camadas

Vestindo roupas apertadas e calçados restringe a circulação sanguínea e convida a lesão causada pelo frio. 
Além disso, diminui o volume de ar retido entre as camadas, reduzindo o seu valor de isolamento. Várias camadas de roupas leves são melhores do que uma camada espessa igualmente de roupa, porque as camadas têm espaço ao ar mortos entre eles. 
O espaço ao ar mortos proporciona isolamento extra. 
Além disso, camadas de roupa permitem que você tire ou adicione outras camadas de roupas para evitar a transpiração excessiva ou para aumentar o calor.

Mantenha a roupa seca

Em temperaturas baixas, suas camadas internas do vestuário podem se tornar molhadas de suor e sua camada externa, se não repelir água, pode se tornar molhada de gelo derretido pelo calor do corpo. 
Use vestuário exterior repelente de água, se disponível. Ele vai jogar a maior parte da água captada para fora  a partir do derretimento de chuva ou neve.

Antes de entrar na barraca (ou abrigo) aquecida, escove fora a neve. Apesar das precauções que você toma, haverá momentos em que você não pode deixar de se molhar. Nessas ocasiões, secando sua roupa pode tornar-se um grande problema. 

Indicações/ dicas

Se você ainda não está satisfeito com a sua proteção do frio, indicamos um acessório de vestimenta para auxiliar a eliminar o vento e a umidade da transpiração em temperaturas extremas.
Principalmente para a parte da cabeça e rosto:


Touca Ninja Balaclava Open Face Para O Frio Alpinestars
acesse
Em marcha de trilha, pendure suas luvas úmidas e meias em sua mochila. Às vezes, em temperaturas de congelamento, o vento e o sol vai secá-las. 
Você também pode colocar as meias molhadas ou luvas, desdobradas, perto de seu corpo de modo que o calor do corpo pode secá-las. 
Em um acampamento, pendure roupas úmidas dentro da barraca perto do topo, usando fios ou prateleiras improvisadas. 
Você pode até mesmo ser capaz de secar cada item, segurando-o frente uma lareira. Artigos de couro secam lentamente. Se não houver outros meios disponíveis para secar suas botas, coloque entre o saco de dormir e forro.
Arrume suas roupas apropriadas para o frio antes de se aventurar.

Saco de dormir

O saco de dormir é uma valiosa peça de equipamento de sobrevivência no tempo frio. Verifique se o saco permanece seco. Se molhado, ele perde muito do seu valor de isolamento. 
Se você não tem um saco de dormir, você pode fazer um de pano paraquedas ou material similar, e material seco natural, tais como folhas, agulhas de pinheiro, ou musgo, colocando o material seco entre duas camadas do pano.
Encontre um bom saco de dormir e escolha o seu tamanho preferido. 

Indicações:

Devido a grande variedade de sacos de dormir, a procura é muito grande; para facilitar o campista selecionamos alguns dos produtos mais procurados. 
Saco de Dormir Pavillo Escapade 200 Verde com Bolsa para Transporte 

Saco de Dormir Viper Preto e Laranja - da Nautika 

Kit Camping Campak: Barraca de Camping 2 Pessoas + 2 Sacos de Dormir 180x75cm + 2 Colchonetes 190x50x0,6cm - Pavillo 

Outros itens de sobrevivência importantes são uma faca; fósforos impermeáveis, um recipiente à prova de água; uma bússola resistente; mapa; pano de chão impermeável e cobertura; lanterna; binóculos; óculos escuros; alimentos gordos de emergência.


Lembre-se:

Um ambiente extremamente frio pode ser muito doloroso. Dê uma boa dose de atenção ao escolher o equipamento certo para a sobrevivência no frio. 
Se não tiver certeza de um item que você nunca usou, teste em um ambiente fora, antes de aventurar-se. Depois de ter selecionado os itens que são essenciais para a sua sobrevivência, não perdê-los depois que você entrar em um ambiente frio.



Higiene

Embora lavar-se pode ser impraticável e desconfortável em um ambiente frio, você deve fazê-lo. 
Lavar roupa ajuda a evitar erupções cutâneas que podem evoluir para problemas mais sérios. Em algumas situações, você pode ser capaz de tomar um banho de neve. 
Pegue um punhado de neve e lave o corpo onde o suor e umidade se acumulam, como sob os braços e entre as pernas, e em seguida, limpe-se secando.
 
Se possível, lave os pés diariamente e calce meias limpas e secas. 
Mude sua roupa interior, pelo menos, duas vezes por semana. Se você é incapaz de lavar sua roupa interior, tire, agite, e deixe fora no ar por uma hora ou duas.
Se você estiver usando um abrigo usado anteriormente, verifique o seu corpo e roupas para os piolhos cada noite. 
Se sua roupa tornou-se infestada, use pó inseticida, se tiver algum. 
Caso contrário, pendure suas roupas no frio, em seguida, bata e escove. 

Isso vai ajudar a se livrar dos piolhos, mas não os ovos. 
Se você faz a barba, tente fazê-la antes de ir para a cama. Isto vai dar a sua pele uma chance de se recuperar antes de o expor-se aos elementos.

Cuidados médicos

Quando você está saudável, sua temperatura de núcleo interno (temperatura do dorso) permanece quase constante a 37°C. 
Desde que seus membros e cabeça têm tecido do corpo menos protetoras do seu tronco, suas temperaturas variam e podem não atingir a temperatura do dorso.  

Seu corpo tem um sistema de controle que permite que ele reaja a temperaturas extremas para manter o equilíbrio. 
Há três principais fatores que afetam este equilíbrio de temperatura - a produção de calor, a perda de calor e evaporação. 
A diferença entre a temperatura central do corpo e da temperatura do ambiente regula a taxa de produção de calor. 

Seu corpo pode se livrar do calor melhor do que ele pode produzir. 
Suar ajuda a controlar o equilíbrio térmico. 
Sudorese máxima vai se livrar do calor quase tão rápido quanto esforço máximo produz. 
Tremendo faz com que o organismo produza calor. 

Ele também provoca fadiga, que, por sua vez, leva a uma queda na temperatura corporal. 
A circulação do ar em torno de seu corpo afeta a perda de calor. 
Calcula-se que um homem nu exposto a ar parado, ou cerca de 0°C pode manter um equilíbrio de calor se ele tremer muito quanto pode. No entanto, ele não pode tremer sempre.

Lesões pelo frio

A melhor maneira de lidar com lesões e doenças é tomar medidas para impedi-las de acontecer, em primeiro lugar. 
Tratar qualquer lesão ou doença que ocorra mais rapidamente possível para evitar a sua deterioração. 
O conhecimento dos sinais e sintomas e a utilização do sistema de tratamento são críticos na manutenção da saúde. A seguir, estão as lesões frias que podem ocorrer. 


Hipotermia

É o abaixamento da temperatura normal do corpo (35°C),  a um ritmo mais rápido do que o corpo pode produzir calor. 
Causas de hipotermia pode ser a exposição geral ou, mergulho súbito do corpo, caindo em um lago ou pulverização intensa e incessante de líquidos. 
Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica. 
Temperaturas quase sempre fatais, são aquelas abaixo de 27°C. 
No entanto, há relatos de sobreviventes com temperaturas inferiores a 14°C.

Há três etapas na hipotermia:
1 ª - A temperatura corporal cai de 1 a 2 graus Celsius abaixo da temperatura normal. A pessoa tem arrepios, a respiração se torna rápida, as mãos ficam adormecidas com dificuldade de utilizá-las para efetuar tarefas.
2 ª - A temperatura corporal cai de 2 a 4 graus Celsius abaixo da temperatura normal. Os arrepios são mais intensos, os movimentos são lentos. As extremidades ficam azuladas, há um pouco de confusão. Apesar disto a vítima está consciente.
3 ª - Em geral os arrepios cessam, surgem sinais de amnésia, impossibilidade de usar as mãos, diminuição do pulso e respiração. Diminuição da atividade celular. Falha dos órgãos vitais. Morte clínica.

O sintoma inicial é estremecimento. Este tremor pode progredir para o ponto em que ele é incontrolável e interferir na capacidade do indivíduo cuidar de si mesmo. 
Para tratar a hipotermia, reaqueça o corpo inteiro. Se existir meios disponíveis, reaquecer a pessoa por uma imersão apenas na área do tronco em água morna de 37,7 a 43,3°C.

Cuidado - Reaquecimento total do corpo em um banho de água quente deve ser feito apenas em ambiente hospitalar por causa do aumento do risco de parada cardíaca e choque térmico. 
Uma das maneiras mais rápidas de obter calor para o núcleo interno é dar "enemas" de água quente. 

Tal ação, no entanto, pode não ser possível em uma situação de sobrevivência. 
Outro método é envolver a vítima em um saco de dormir aquecido com outra pessoa que já esteja quente; ambos devem estar "nus".

Cuidado - O indivíduo colocado no saco de dormir junto com a vítima também poderá tornar-se uma vítima de hipotermia se deixado no saco por muito tempo. 
Se a pessoa estiver consciente, dê-lhe fluidos quentes, adoçados. 
Uma das melhores fontes de calorias é mel ou dextrose; se não estiver disponível, use açúcar, cacau, ou um adoçante solúvel similar.

Cuidado - Não force uma pessoa inconsciente para beber. Há dois perigos no tratamento de hipotermia - reaquecimento muito rapidamente. 
Reaquecimento rápido demais pode causar a vítima a ter problemas circulatórios, resultando em insuficiência cardíaca. "Imergir" o dorso em um banho quente, se possível, é o melhor tratamento, somente feito em um ambiente próprio.

Queima fria "Frostbit"

É a condição médica em que é causado danos localizados na pele e outros tecidos, devido à congelação. A queima é mais provável de acontecer em partes do corpo mais distante do coração, e aquelas em grandes áreas expostas. 
Os estágios iniciais de congelamento são às vezes chamados "frostnip".

Sinais e sintomas  - A ou abaixo de 0°C, os vasos sanguíneos perto da pele começam a  se contrair, e o sangue é desviado para longe das extremidades através da ação de organismos glômicos. 
A mesma resposta pode também ser um resultado da exposição a ventos fortes. 
Esta constrição ajuda a preservar a temperatura corporal. 

No frio extremo, ou quando o corpo é exposto ao frio por longos períodos, esta estratégia de proteção pode reduzir o fluxo de sangue em algumas áreas do corpo a níveis perigosamente baixos. 
Esta falta de sangue conduz à congelação e eventual morte dos tecidos da pele nas zonas afetadas. 
Dos quatro graus de queimaduras, cada um tem diferentes graus de dor:

De primeiro grau - Isto é chamado frostnip e só afeta a superfície da pele, o que é congelada. No início, ocorre prurido e dor e, em seguida, a pele desenvolve manchas brancas, vermelhas e amarelas e torna-se dormente. 
A área afetada por frostnip geralmente não se torna permanentemente danificada, pois só camadas superiores da pele são afetadas. Insensibilidade a longo prazo para o calor e o frio, por vezes, pode acontecer depois de sofrer de frostnip. 

Segundo grau - Se continuar, a pele pode congelar e endurecer, mas os tecidos profundos não são afetados e continuam a ser suaves e normais. 
Lesões de segundo grau normalmente criam bolhas de 1-2 dias depois de ficar congelado. 
As bolhas podem tornar-se duras e enegrecidas, mas geralmente aparecem pior do que elas são. 
A maioria das lesões curam em um mês, mas a área pode tornar-se permanentemente insensível ao calor e ao frio. 

Terceiro e quarto graus - se a área afetada for pior, ocorre a ulceração profunda. Os músculos, tendões, vasos sanguíneos e nervos, todos congelam. 
A pele fica cerosa, e o uso da área é perdida temporariamente, e, em casos graves, permanentemente. Os resultados profundos são o congelação em áreas de bolhas arroxeadas que se transformam pretas e que são geralmente cheio de sangue.

A lesão do nervo na área pode resultar em uma perda de sensibilidade. Este congelamento extremo pode resultar em dedos das mãos e pés sendo amputados se a área tornar-se gangrenosa . 
Se o congelamento passou sem tratamento, eles podem cair. 
A extensão dos danos causados à área pelo processo de congelamento pode levar vários meses para avaliar, e isso muitas vezes atrasa a cirurgia para remover o tecido morto. 

Causas - Inadequada circulação sanguínea quando a temperatura ambiente está abaixo do ponto de congelamento. Isso pode ser porque o corpo está contraindo circulação nas extremidades para preservar a temperatura central e lutar contra a hipotermia. 

Neste cenário, os mesmos fatores que podem levar à hipotermia (frio extremo, vestuário inadequado, roupas molhadas, vento frio ) pode contribuir para o congelamento. 
A má circulação também pode ser causada por outros fatores, tais como roupas apertadas ou botas, posições incômodas, fadiga, certos medicamentos, tabagismo, uso de álcool, ou doenças que afetam os vasos sanguíneos, tais como diabetes.

Tratamento - A decisão de descongelar é baseada na proximidade de um ambiente estável e quente. Se o tecido é reaquecido acaba o congelamento, mais terá sido feito danos ao tecido. 
Movimento excessivo do tecido congelado pode causar cristais de gelo, que se formaram no tecido, fazendo mais danos. 
Talas ou empacotar as extremidades congeladas são, portanto, recomendado para evitar tal movimento. Por esta razão, esfregando, massageando, agitando, ou outra forma de aplicação de força física para os tecidos congelados, numa tentativa de reaquecer eles pode ser prejudicial. 

O aquecimento pode ser conseguido em uma de duas maneiras:
Reaquecimento passivo - envolve o uso de calor do corpo ou temperatura ambiente para ajudar o corpo da pessoa em si reaquecendo. Isto inclui envolvimento em cobertores ou se mudar para um ambiente mais quente. 

Reaquecimento ativo - é a adição direta de calor para uma pessoa, em geral, para além dos tratamentos incluídos no reaquecimento passivo. O reaquecimento ativo exige mais equipamento, e, por conseguinte, pode ser difícil de realizar em ambiente pré-hospitalar. 

Quando realizado, pretende aquecer o tecido lesionado, o mais rapidamente possível sem a queima. Isto é desejável, porque o tecido é descongelado mais rápido, e ocorre menos danos nos tecidos. 
É usualmente conseguido por imersão do tecido lesionado num banho de água que é mantida entre 40 e 42°C. 
O aquecimento dos tecidos periféricos pode aumentar o fluxo de sangue a partir destas zonas de volta para o núcleo do corpo. Isto pode produzir uma diminuição na temperatura central do corpo e aumenta o risco de perturbações do ritmo cardíaco.


Pés de Trincheira

Estas condições resultam de muitas horas ou dias de exposição a condições úmidas ou molhadas a uma temperatura imediatamente acima do congelamento. 
Os sintomas são uma sensação de alfinetadas e agulhadas, formigamento, dormência, e depois dor. 
A pele aparecerá inicialmente molhada, encharcada, branca, e enrugada. 

À medida que avança os danos aparecem, a pele vai assumir um vermelho e, em seguida, uma coloração azulada ou preta. Os pés tornam-se frio, inchados, e tem uma aparência cerosa. Caminhar torna-se difícil e os pés se sentem pesados e dormentes. 

Os nervos e músculos sustentar o dano principal, mas pode ocorrer gangrena. 
Em casos extremos, a carne morre e pode tornar-se necessário ter o pé ou a perna amputada. 
A melhor prevenção é manter os pés secos. 
Leve meias extras com você em um pacote impermeável. Você pode secar meias molhadas contra o tronco (costas ou no peito). Lave os pés e coloque em meias secas diariamente.

Desidratação - Quando enrolado em muitas camadas de roupa durante o tempo frio, você pode não ter consciência de que você está perdendo a umidade do corpo. 
Sua roupa pesada absorve a umidade que evapora no ar. 

Você deve beber água para substituir esta perda de líquido. 
Sua necessidade de água é tão grande em um ambiente frio, quanto em um ambiente quente. 
Uma maneira de saber se você está desidratado é verificar a cor de sua urina na neve. 

Se a sua urina estiver amarela escura, você está se tornando desidratado e precisa substituir fluidos corporais. Se estiver amarela para sem cor, seus fluidos corporais têm um equilíbrio mais normal.

Diurese - Exposição ao frio aumenta a produção de urina. Ele também diminui fluidos corporais que você deve substituir. 

Queimaduras de sol - pele exposta pode se tornar queimada, mesmo quando a temperatura do ar é abaixo de zero. Os raios do sol refletem em todos os ângulos de neve, gelo e água, atingindo áreas sensíveis da pele - lábios, narinas, e as pálpebras. 
A exposição ao sol resulta em queimaduras solares mais rapidamente em altas altitudes do que em baixas altitudes. Aplique o creme de queimadura solar ou pomada labial para seu rosto quando no sol.

Cegueira causada pela neve - A reflexão dos raios ultravioletas do sol fora de uma área coberta de neve faz com que esta condição. 
Embora a neve é uma ocorrência rara na nossa paisagem, registrada com maior frequência apenas em São Joaquim (ultimamente ultrapassada por sua vizinha Urubici - sendo agora a cidade mais fria do Brasil), o frio costuma ser tão rigoroso como em alguns países onde o inverno deixa uma marca inconfundível.

Os sintomas de cegueira da neve são uma sensação de grão nos olhos, dor nos e sobre os olhos que aumenta com o movimento do globo ocular, olhos vermelhos e lacrimejantes, e uma dor de cabeça que se intensifica com a exposição continuada à luz.

A exposição prolongada a estes raios pode resultar em danos permanentes nos olhos. 
Para tratar a cegueira da neve, enfaixar os olhos até que os sintomas desapareçam. - Você pode evitar a cegueira de neve usando óculos escuros. 

Se você não tem óculos de sol, improvisar. Fendas cortadas em um pedaço de papelão, madeira fina, casca de árvore, ou outro material disponível. Colocando fuligem sob seus olhos vai ajudar a reduzir o brilho e brilho.

Constipação - É muito importante aliviar-se, quando necessário. Não demora por causa do frio atrasar aliviar-se. 
Comer alimentos desidratados, beber muito pouco líquido, e os hábitos alimentares irregulares podem causar-lhe tornar-se constipado. 
Apesar de não ser incapacitante, a constipação pode causar algum desconforto. 

Aumente a sua ingestão de líquidos para pelo menos 2 litros acima do seu normais de 2 a 3 litros de ingestão diária e, se disponível, comer frutas e outros alimentos que vai soltar as fezes. 

Picadas de inseto -  Picadas de insetos podem ser infectados através do constante coçar. As moscas podem transportar vários germes causadores de doenças. Para evitar picadas de insetos, use repelentes, rede, e use vestuário adequado.

Barracas e abrigosSeu ambiente e os equipamentos que você leva irá determinar o tipo de abrigo que você pode construir. Você pode construir abrigos em áreas arborizadas, campo aberto e áreas estéreis. áreas arborizadas geralmente oferecem a melhor localização. 

Áreas arborizadas fornecem madeira para a construção, lenha para fogo, ocultação de observação e proteção contra o vento.

  
Nota: No frio extremo, não use metal, tal como uma fuselagem da aeronave, para o abrigo. 
O metal vai conduzir para longe do abrigo o pouco calor que você pode gerar.

Certifique-se de ventilar um abrigo fechado, especialmente se você pretende construir um fogo nele. Sempre bloquear a entrada de um abrigo, se possível, para manter o calor e o vento fora. 
Construa um abrigo não maior do que o necessário. 
Isto vai reduzir a quantidade de espaço e calor. Um erro fatal na construção é fazer o abrigo tão grande que ele rouba o calor do corpo, em vez de salvá-lo.

Nunca durma diretamente sobre o solo. Forre alguns ramos de pinheiro, erva, ou outro material isolante para manter o solo e absorver o calor do corpo. 
Nunca adormecer sem desligar seu fogão ou uma lamparina, envenenamento por monóxido de carbono pode resultar de um fogo queimando em um abrigo sem ventilação. 

O monóxido de carbono é um grande perigo. 
É incolor e inodoro. Toda vez que você tem uma chama aberta, ele pode gerar monóxido de carbono. Sempre verifique a sua ventilação. 
Mesmo em um abrigo ventilado, a combustão incompleta pode causar envenenamento por monóxido de carbono. Geralmente, não há sintomas. Inconsciência e morte podem ocorrer sem aviso prévio.

Fogo - É especialmente importante no tempo frio. Ela não só fornece um meio para preparar o alimento, mas também para se aquecer e derreter o gelo para a água. Ele também fornece um impulso psicológico significativo, fazendo você se sentir um pouco mais seguro na sua situação. 

Use as técnicas descritas nesta postagem.. O Fogo  para construir e acender o fogo. 
Em geral, um pequeno fogo e algum tipo de fogão é a melhor combinação para fins de cozinha. Um fogão é particularmente adequado para o frio. É fácil de fazer de uma lata de  conserva. 

Um leito de brasas fornece o melhor calor do cozimento. 
Brasas de um fogo cruzado vai resolver de maneira uniforme. 
Fazer este tipo de fogo de entrecruzando a lenha. Um guindaste simples apoiado em uma forquilha vai realizar um bom apoio para cozinhar acima das chamas.

Água - A sua localização e da época do ano vai determinar onde e como você vai obter água. Fontes de água em regiões frias são mais higiênicas do que em outras regiões, devido às condições climáticas e ambientais. 

No entanto, sempre purificar a água antes de beber. Durante os meses de verão, as melhores fontes naturais de água são lagos de água doce, rios e nascentes. 
Água de lagoas ou lagos pode ser um pouco estagnadas, mas ainda utilizáveis. 
Água corrente em córregos, rios e mananciais é geralmente fresca e adequada para beber. 
A água de superfície marrom encontrado em uma tundra durante o verão é uma boa fonte de água.

No entanto, você pode ter que filtrar a água e purificá-la. Você pode derreter o gelo de água doce e neve para a água. Derreter completamente antes de colocá-los em sua boca. 
Você pode usar o calor do corpo para derreter a neve. 
Coloque a neve em um saco de água e coloque o saco entre as camadas de roupa. Este é um processo lento, mas você pode usá-lo em movimento ou quando você não tem fogo. 


Nota: não desperdice combustível para derreter o gelo ou neve quando a água potável está disponível a partir de outras fontes. Quando o gelo estiver disponível, derreta em vez de neve. 
Uma xícara de gelo produz mais água do que um copo de neve. 
Durante o tempo frio, evitar beber muito líquido antes de ir para a cama. 

Rastejando para fora de um saco de dormir quente durante a noite para aliviar a si mesmo significa menos descanso e mais exposição ao frio. Uma vez que você tem água, mantenha ao seu lado para evitar congelar. 
Além disso, não encha o seu cantil completamente. Permitindo que a água chapinhe em torno ajudando a mantê-la longe do congelamento.

Comida - Existem várias fontes de alimentos nas regiões frias. O mais comum é levar comidas prontas (arroz, macarrão) e enlatados em geral. Mas se tratando de sobrevivência: O tipo de alimento - peixes, animal, ave, ou vegetal - e a facilidade em obtê-lo depende da época do ano e sua localização.

- Peixe - Durante os meses de verão, você pode facilmente obter peixes e outras espécies de águas costeiras, córregos, rios e lagos. 
Use as técnicas descritas em.. Caça/ Pesca & Sobrevivência para capturar peixes e caças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário